O tratamento periodontal é um conjunto de procedimentos para tratar uma doença chamada periodontite. Essa doença afeta e ocorre nas gengivas e é o estágio mais avançado da conhecida gengivite.
Essa doença é perigosa e quando ocorre, precisa ser tratada urgentemente, pois como ela atinge os ossos da boca muito rapidamente, ela também pode ter consequências severas e graves, como a perda de dentes.
Neste artigo, entenda mais como funciona o tratamento periodontal. Continue a leitura deste conteúdo abaixo e confira!
Quais são as causas e os sintomas da doença periodontal?
A palavra periodontia significa em volta (perio) dos dentes (dontia). Essa especialidade é a responsável pelo cuidado e prevenção contra doenças das gengivas e dos ossos que dão sustentação e protegem os dentes.
Muitas pessoas se queixam das gengivas inflamadas, com dor, com sangue após a escovação, esses sintomas podem indicar a presença de gengivite
Os danos da gengivite podem se estender até o periodonto, tecido que fica ao redor da raiz do dente e que o fixa no osso, podendo resultar em mobilidade dentária.
Por isso é fundamental ficar atento às causas, sinais e sintomas dessa doença. Veja abaixo:
Sintomas e sinais- Mau hálito;
- Inflamação gengival;
- Sangramentos na boca (especialmente durante a escovação);
- Gengivas com cor mais escura;
- Dores.
- Gengivite;
- Histórico familiar;
- Tabagismo;
- Medicamentos que reduzem a produção de saliva;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids;
- Diabetes;
- Alterações hormonais.
Assim, as doenças periodontais são causadas pela placa bacteriana, uma película pegajosa que se forma continuamente ao redor dos dentes.
O acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes pode avançar por baixo do tecido gengival.
Essa placa pode ser removida através da escovação diária, uso do fio dental e limpeza dentária de rotina, o que pode ajudar a diminuir o risco de doenças e reduzir a chance da necessidade de um tratamento periodontal mais complexo.
Como funciona o tratamento periodontal?
Agora que já se sabe quais são os sinais, sintomas e causas da doença, vamos entender mais sobre como funciona o tratamento periodontal.
Um dos métodos de tratamento mais utilizados é a raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.
Depois da raspagem e do alisamento, normalmente é iniciado um tratamento com medicamentos antimicrobianos, para ajudar na eliminação completa das infecções.
O tratamento periodontal pode ainda, ter o auxílio do laser, para auxiliar na cura gengival.
Outra forma de tratamento é a terapia medicamentosa, que envolve a administração de medicamentos sistêmicos e locais.
Além disso, o tratamento periodontal cirúrgico ocorre quando há a necessidade de remoção de placa bacteriana e tártaro, que não puderam ser removidos nas terapias não cirúrgicas, a reconstrução do tecido gengival e a redução da profundidade das bolsas.
Os procedimentos cirúrgicos regenerativos, como os enxertos ósseos e os enxertos gengivais, são realizados para regenerar o osso e o tecido perdidos em caso de destruição do osso pela doença periodontal.
Assim, muitos casos graves podem ser revertidos por meio da regeneração do tecido e dos ossos que foram perdidos.
Precisando realizar um tratamento periodontal?
Agora que você já sabe mais sobre o tratamento periodontal e está procurando profissionais aptos e especialistas, conte com o Dr. Isaac e sua equipe!
Aqui na clínica, utilizamos a raspagem com ultrassom como método de tratamento periodontal, pois ela remove o tártaro sem precisar fazer força, para que o paciente tenha uma experiência mais confortável durante o seu tratamento.
Fale com quem entende do assunto, entre em contato e agende agora mesmo sua avaliação!