É normal que todas as pessoas passem pelo processo de extração do siso em algum momento da vida.
Popularmente conhecidos como "dentes do juízo", o dente do siso é o terceiro molar e normalmente são quatro dentes, sendo dois inferiores e dois superiores, e normalmente devemos extraí-los para evitar que afetem sua saúde bucal.
Neste artigo, você entenderá mais sobre o procedimento de extração do siso e como ele funciona. Continue a leitura e confira!
Como funciona a extração do siso?
Os terceiros molares — que muitas vezes ainda nem não nasceram —, estão presentes no osso, podendo causar lesões ósseas se não nascerem. Nesse caso, normalmente é necessário a remoção dos mesmos.
Aqueles dentes que já nasceram, mas que estão comprometendo a estética, a higienização e a arcada dentária, também necessitam da extração do siso.
Os dentes do siso que ficam envolvidos pelo tecido gengival ou pelo tecido ósseo, são chamados de dente retido, podendo, em alguns casos, causar dores e quadros inflamatórios e infecciosos.
Por isso, os dentistas indicam realizar a extração do siso, evitando que a dor permaneça e que eles afetem outros dentes.
Agora, quanto a extração, ela funciona basicamente em quatro etapas:
- Avaliação
- Preparação;
- Cirurgia;
- Pós-operatório.
Sendo assim, a extração do siso, como podemos ver, é realizada por etapas. Já no momento da cirurgia, é feita uma anestesia, aplicada próxima aos dentes, para que o paciente não sinta dores durante a extração.
Em alguns casos, é realizada uma pequena incisão na gengiva para que o cirurgião possa ver o dente por inteiro para só assim, poder retirá-lo.
Quando o paciente possui os sisos que ainda nem nasceram, é utilizada outra técnica: a remoção do osso, que recobre o dente e em seguida, é realizada a remoção do elemento dentário.
Para a conclusão e encerramento do procedimento, o cirurgião-dentista faz a sutura, fechando o local onde o dente do siso foi extraído.
Após alguns dias (leva em torno de 7 a 10 dias, depende de cada caso), o paciente retorna ao consultório para a remoção dos pontos realizados.
Pós-operatório: quais os cuidados que tenho que ter?
Após compreender mais sobre como funciona a extração do siso, você deve estar preocupado e se perguntando sobre o pós-operatório.
De fato, é necessário ter alguns cuidados considerados essenciais, como:
- Evite fazer esforço físico;
- Cuidado na hora da escovação e em movimentos da boca;
- Fazer bochechos com soluções desinfetantes (apenas as prescritas pelo dentista);
- Nos primeiros dias, faça uma dieta com alimentos mais frios e macios;
- Evite exposição ao sol;
- Tome corretamente as medicações receitadas pelo seu dentista.
Importante ainda ressaltar que a dor do pós-operatório normalmente começa a regredir depois de 72 horas.
Se a dor melhorou, e de repente você começa a sentir uma dor intensa e se ela vier acompanhada de mau hálito, pode ser alveolite.
A alveolite é um processo inflamatório que acontece quando o coágulo de sangue, que se forma logo após a remoção do dente do siso, é expelido ou dissolvido antes da cicatrização, deixando os ossos e as terminações nervosas expostas.
Sendo assim, em casos de dor constante após o procedimento, mau-hálito ou qualquer outro sintoma fora do comum, procure imediatamente o seu dentista.
Precisando de uma equipe especializada para realizar a extração do siso?
Com o Dr. Isaac e sua equipe, você encontra um atendimento personalizado, realizando a extração com profissionais capacitados e qualificados.
Pensando no seu conforto e na agilidade para melhor atendê-lo, você pode fazer o raio-x panorâmico digital dentro da nossa clínica, com resultado imediato sem a necessidade de espera.
Além disso, possuímos uma anestesia computadorizada, que dosa a pressão do anestésico no momento da aplicação e torna a experiência muito mais confortável em comparação com a anestesia convencional.
A clínica tem à disposição o equipamento de Laserterapia, que estimula todo o processo de cicatrização.
Entre em contato com a nossa equipe e agende sua avaliação!